(+55 11) 97123-1230 contato@polzer.com.br

CASACOR 2018 – 99% de valorização

A CASACOR, é maior mostra de design e arquitetura da America Latina, todas as tendências e novidades do setor passam por esse evento.

A Polzer Gerenciamento Ambiental tem o orgulho de ter participado da edição 2018 de São Paulo e ter conseguido atingir 99% de valorização dos resíduos sólidos gerados.

Esse número é fruto do trabalho conjunto dos profissionais envolvidos na gestão da CASACOR e também na consultoria ambiental da Inovatech.

Dessa forma, conseguimos atingir bons resultados, aproveitando os materiais para o reúso através das doações para ONGs e Instituições e da reciclagem dos demais materiais. Apenas 0,68% dos resíduos produzidos em todo o evento foram encaminhados ao aterro sanitário.

Confira os números dos materiais reciclados e reaproveitados:

  • 1.112 m³ / 1.668 t – Entulho – recicladoras que transformam o material em agregado não estrutural
  • 494 m³ / 371 t – Gesso – indústrias de refratários
  • 294 m³ / 147 t – Madeira – biomassa / doação para ONGs
  • 52,267 t – Papel, plásticos, metais, vidro e isopor – reciclagem
  • 8,772 t – resíduos orgânicos transformados em adubo (equipamento Dar Vida)
  • 61 t de materiais doados para ONGs.

 

Total gerado: 2.323,74 t

Valorizado: 2.307,86 t (99,32%)

Não valorizado: 15,88 t (0,68%)

 

 

 

Polzer Gerenciamento Ambiental é uma empresa que visa reduzir o impacto ambiental através de estratégias para a redução dos resíduos na origem, reúso e reciclagem. O objetivo é transformar os resíduos, ou aquilo que é considerado lixo, em recursos, inserindo novamente este material no ciclo econômico. A prioridade para os resíduos gerados são os pré-tratamentos que envolvem técnicas como a reciclagem, e a compostagem.

O foco da edição CASACOR 2018 foi a educação ambiental, engajando a todos nas práticas de sustentabilidade voltados a prevenção e redução da produção de resíduos, observando o tema de 2018 – Casa Viva – sendo uma das suas premissas a construção seca, de baixo impacto ambiental.

Foto – uso de estrutura metálica, exemplo de material que pode ser desmontado e reaproveitado

Durante a montagem e a desmontagem, as estratégias foram voltadas para o aproveitamento dos resíduos de construção civil produzidos nos canteiros de obras e a sua correta separação e organização para a reciclagem.

Os resíduos orgânicos produzidos neste período por mais de 3500 funcionários que passam pelos espaços em construção e desmontagem também foram aproveitados através da compostagem, gerando adubo. Para isso, foi realizada uma separação no refeitório, instruindo os colaboradores a separar a marmita em isopor, dos demais recicláveis e das sobras de alimento. Com a separação feita na origem o alimento livre de contaminantes era transformado em adubo através do equipamento da Dar Vida em apenas 40 minutos.

 

Fotos da separação dos resíduos no refeitório em:

  • orgânicos (restos de alimentos);
  • marmitas de isopor
  • recicláveis (garfos, copos, garrafas de plástico, latinhas, etc.)

 

 

 

 

 

 

Foto – material reciclável produzido em um dia típico do evento, separado para a reciclagem. 

Os materiais recicláveis separados durante todo o evento foram destinados para cooperativas de catadores e aparistas. Além de todos os benefícios ambientais, o evento também trouxe benefícios sociais como a geração direta de 7 empregos e indireta de diversas famílias que receberam e beneficiaram os materiais para a reciclagem.

 

 

 

 

 

Fotos dos treinamentos de conscientização ambiental. Tudo começa pela educação!

Recepcionistas que trabalham no evento também passam por nossa palestra de conscientização, o objetivo é plantar uma semente rumo ao desenvolvimento sustentável, para que possamos mudar nossos hábitos e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Todos os restaurantes são orientados a separar os resíduos em três frações: orgânicos, recicláveis e rejeitos. Cerca de 3 a 4 vezes por semana a equipe de gestão de resíduos (Polzer) visita as cozinhas para verificar a separação na fonte, orientar e tirar dúvidas que vão surgindo. Também fornece sacos de nylon para armazenamento das garrafas de vidro e etiquetas para a identificação dos sacos.

Treinamentos de reforço com a equipe de limpeza ocorrem durante a rotina dos grupos diurnos e noturnos de forma a corrigir algumas falhas e promover melhorias no processo.

 

 

 

 

 

Foto da distribuição do adubo na CASA SUSTENTÁVEL.

Durante o evento também distribuímos mais de 1000 sacos de adubo para os visitantes com o passo a passo para fazer compostagem natural em casa. Todos podem adquirir esse hábito e transformar cascas de frutas, verduras, migalhas, borra de café, cascas de ovos e outros resíduos orgânicos em alimentos para plantas.

Obrigada a CASACOR, Inovatech e toda a equipe da Polzer que participou desse evento!

Agradecemos também aos nossos parceiros: Engeilha, Ciclopel, Dar Vida, Proecologic, Morada da Floresta e todas as cooperativas de catadores que receberam nosso material.