(+55 11) 3081-3556 contato@polzer.com.br

Lamps recycling

Saiba como destinar suas lâmpadas. Esse material contém componentes tóxicos e devem ser entregues nos pontos de coleta, não deixe de fazer a sua parte!

O primeiro PEV (ponto de entrega voluntário) foi instalado em dezembro de 2016 e hoje já temos mais alguns pontos. e o objetivo é universalizar essa coleta atendendo todo o Brasil.

“No Brasil, a demanda para o tratamento de lâmpadas atinge 300 milhões de unidades e somente 6% são encaminhadas para a reciclagem (1). A logística reversa das lâmpadas constitui um dos programas com mais obstáculos a serem implementados como: o correto acondicionamento das lâmpadas em uma caixa apropriada para que sejam acumuladas para a coleta no caso de grandes geradores; a falta de pontos de coleta para consumidores em geral; a falta de incentivos no setor e o alto custo de toda a cadeia. Outro fator agravante são as lâmpadas que chegam de forma ilegal ao país e que competem com as lâmpadas nacionais (2)”

 

O programa de logística reversa de lâmpadas teve início em 2017 e já conta com vários pontos de coleta. Para saber o ponto de coleta mais perto de você basta acessar o site da reciclus (responsável pela logística reversa das lâmpadas) e colocar o seu CEP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(1) MATOS, Waleria. Por um mercado mais sustentável. Revista Lumière Electric. Instalações e materiais elétricos, São Paulo, ed. 211, p. 39-42, nov. 2015.
(2) Polzer, Verônica. Desafios e perspectivas rumo ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos nas cidades brasileiras: contribuições a partir de estudos de caso europeus. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.