Tive oportunidade de visitar a cidade de Borås na Suécia e conferir o sistema óptico de separação de resíduos, 99% dos resíduos são aproveitados (orgânico e esgoto para produção de biogás, recicláveis voltam para as indústrias e o rejeito vira energia, somente 1% vai para os aterros sanitários). Cada um tem a sua responsabilidade para o sistema funcionar (governo, sociedade, iniciativa privada).
Nós podemos fazer algo semelhante aqui, basta começarmos separando nossos resíduos na fonte: recicláveis, orgânicos (para compostagem) e rejeitos (o que não pode reciclar ou compostar). Um brasileiro típico produz cerca de 51% de matéria orgânica, 35% de materiais recicláveis e 14% de rejeitos. Portante, somente 14% do que produzimos poderia ter como destino os aterros sanitários, o restante não é lixo e sim recursos econômicos, sociais e ambientais que estamos desperdiçamos.
Como eu posso ajudar? Separando os resíduos em casa! Faça a sua parte para que possa cobrar do governo (coletas separadas e infraestrutura) e da iniciativa privada (logística reversa e reciclagem) a parte deles!!!!
Confira a reportagem no link:
Comentários